terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O perfil do BBB 11

Espiar, acompanhar, conferir, ver, seguir, torcer, debater criticar ... são muitos os verbos no infinitivo que podem ser usados para a experiência de consumo do Big Brother Brasil 11, programa de entretenimento que a TV Globo leva ao ar durante os três primeiros meses do ano. Em sua décima primeira edição, o programa já não tem novidades e está completamente decifrado pelo grande público. O consumo do programa indica o chamado mais do mesmo, especialmente porque a Rede Globo resolveu não mais apostar na situação de pessoas que são comuns e podem ser encontradas em qualquer rua do país. Pelo contrário, as pessoas confinadas na casa do BBB 11, e que disputam o prêmio de R$ 1,5 milhão, tem um perfil previamente escolhido para a performance midiática. Anteriormente com um conceito voltado para a representação da sociedade brasileira e sua enorme diversidade regional e étnica, inclusive do ponto de vista profissional, o programa, nos dias de hoje, tem como único compromisso o entretenimento por meio da estética corporal, do diálogo fácil e de situações bizarras. São 17 pessoas. Dentre elas, há 2 administradores, 1 analista criminal, 1 engenheiro, 1 estudante e 1 jornalista. Os outros 11 participantes são vinculados, direta ou indiretamente, ao mundo dos espetáculos, da imagem e da estética corporal: 2 modelos, 2 produtoras, 1 atriz, 1 bailarina, 1 coreógrafo, 1 dançarina, 1 barman, 1 cabeleireira e 1 músico. A sociedade brasileira está muito longe de ser assim!

Referências Conexas

CAMPANELLA, Bruno. Investindo no Big Brother Brasil: uma análise da economia política de um marco da indústria midiática brasileira. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, p. 3-17, abr. 2007.

CRUZ, Maria A. M. Big brother Brasil: um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2007. (Dissertação de Mestrado)

CURVELLO, Vanessa. Big brother Brasil: realidades espetacularizadas. sl.,sd., se.

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