quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Papel termossensível

As relações de consumo são, em geral, bastante assimétricas. Embora as organizações empresariais tentem fazer acreditar que o consumidor tem poder na relação de consumo, cada vez mais raros são os casos em que isso efetivamente ocorre. O mais comum é que as empresas estabeleçam regras e os consumidores simplesmente as sigam, sem terem capacidade de agência para contestação ou modificarem aquilo que é preestabelecido.

Esse é o caso, por exemplo, do que acontece atualmente entre os bancos e os consumidores dos seus serviços no que concerne aos comprovantes que os últimos recebem dos primeiros após a realização de operações em caixas automáticos. Os comprovantes são emitidos em um papel tecnicamente definido como termossensível, no qual as informações da operação realizada são gravadas por um sistema térmico de impressão. Ainda que a impressão seja rápida, as informações gravadas não duram muito, pois tendem a se apagar em um curto período de tempo.

Diante desse fato, o qual existe exatamente para atender os interesses de redução de seus custos operacionais, os bancos disponibilizam a seguinte informação nos versos dos comprovantes: “Papel termossensível. Sua vida útil, de acordo com fabricante, é de 7 anos. Evite seu contato com plásticos, solventes e produtos químicos. Não o exponha a luz, calor e umidade excessivos”. Tal informação é no mínimo desonesta, visto que o banco transfere para o fabricante a veracidade da afirmação contida em um instrumento da sua própria prestação de serviços.

O consumidor não tem a quem se dirigir. Ele não conhece o fabricante do papel, e o banco, a quem paga caro pelos serviços que consome, não lhe dá garantias sobre a perenidade do comprovante. Uma típica situação de assimetria nas relações de consumo.

Referências Conexas

ALBAUM, Gerald; WILEY, James. Consumer perceptions of extended warranties and service providers. Journal of Consumer Marketing, v. 27, n. 6, p. 516-523, 2010.

GRAYSON, Kent; MARTINEC, Radan. Consumer perceptions of iconicity and indexicality and their influence on assessments of authentic market offerings. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 2, p. 296-312, 2004.

HOLBROOK, Morris B.; LEHMANN, Donald R.; O’SHAUGHNESSY, John. Using versus choosing: the relationship of the consumption experience to reasons for purchasing. European Journal of Marketing, v. 20, n. 8, p.49-62, 1986.

2 comentários:

  1. existe algum outra alternativa para substituir o papel termossensível?

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  2. Olá!

    Existe, sim! O papel simples, convencional, normal, que pode ser impresso com o uso de tecnologia de impressão matricial com agulhas e fita com tinta, conforme as antigas impressoras que se usava algum tempo atrás com formulário contínuo.

    Obrigado pela visita!

    Francisco Giovanni

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