Atendendo a pedidos de Obama, Clinton e Bush, ex-presidentes estadounidenses, criaram um fundo para ajudar o Haiti a se reerguer após o terremoto que devastou a capital do país no início do ano passado. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que recebe doações que são enviadas ao Haiti. Enquanto presidentes, Clinton e Bush, pertencentes a partidos divergentes e também com diferentes orientações de política internacional, ignoraram solenemente o Haiti. No entanto, o terremoto ocorrido no Haiti fez com o que ambos se juntassem em nome desse país. Bom para os haitianos que precisam de ajuda, porém é lamentável a constatação de que as tragédias tem o efeito colateral de criar commodities para consumo geral. O Haiti tornou-se uma commodity desde o ano passado e serve para o consumo simbólico de diferentes maneiras e por diferentes pessoas, inclusive, e sobretudo, por instituições.
Referências Conexas
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectivas, 2009.
HIRSCHMAN, Elizabeth C. Comprehending symbolic consumption: three theoretical issues. In: HIRSCHMAN, Elizabeth C.; HOLBROOK, Morris B. (Ed.) Symbolic Consumer Behavior. Duluth: Association for Consumer Research, 1981. pp 4-6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário