domingo, 5 de junho de 2011

Pobre ou humilde?

Baixa renda ou humilde? Família de baixa renda ou família humilde? Pelo que se escuta e se vê na mídia de difusão nos últimos anos, e também por meio da própria linguagem do cotidiano, pobreza passou a ser sinônimo de humildade. Nesse caso, o que significa humildade? Por questões relativas à linguagem chamada de politicamente correta, o sentido original da palavra parece ter se transformado em sinônimo de pobre ou possuidor de baixa renda.

É desconfortável dizer que alguém é pobre. É mais palatável dizer que alguém é humilde. Trata-se, nitidamente, da construção social de um significado. E essa construção cria uma zona de conforto, inclusive para quem recebe a denominação. Várias pessoas, em entrevistas às emissoras de TV, mencionam ser de famílias de origem humilde. Isso é muito comum, por exemplo, entre jogadores de futebol.

A capacidade de incorporação, transformação e construção de significados, é um dos mais importantes fenômenos culturais. Do ponto de vista de consumo, os humildes são os queridos do mercado hoje em dia. As grandes empresas os procuram e para eles oferecem milhares de produtos e serviços. Não pelo que representam em sua humildade, mas sim pelo que representam em termos de poder de compra. Sob esse aspecto, pobres, ou consumidores de baixa renda, não têm nada de humildade. Simples assim!

Referências Conexas

FERREIRA, Lucia M. A.; ORRICO, Evelyn G. D. (Orgs.). Linguagem, identidade e memória social: novas fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: erradicando a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SEARLE, John R. The construction of social reality. New York: Free Press, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário