Algo que pouca gente comenta, diz respeito à espécie de subsídio que cidades do interior do país proporcionam às grandes cidades, notadamente capitais, por meio da compra de alguns produtos. É o caso, a propósito, de revistas e automóveis.
É comum que revistas de circulação nacional, como a Veja, circulem em capitais com exemplares de conteúdo local encartados em suas edições. Veja Rio, Veja São Paulo, são exemplos. Nessas cidades o consumidor paga o preço normal da revista na banca e leva junto a edição local com programação cultural, dicas gastronômicas, etc. Já em cidades do interior, o consumidor paga o mesmo preço que o consumidor da capital, mas leva apenas o exemplar normal da edição nacional da revista. O consumidor do interior, desse modo, subsidia o consumidor da capital. Ele paga a mesma coisa, mas leva bem menos para casa.
No caso do mercado de automóveis, uma lógica semelhante tem sido empregada pelas empresas. Devido à chegada dos veículos chineses ao mercado brasileiro e a instalação de suas concessionárias em grandes centros, onde existe maior volume de consumo, outras montadoras que aqui operam há várias décadas resolveram baixar os preços praticados nos grandes centros para fazer frente aos preços, menores, oferecidos pelos chineses. Essa situação se aplica especialmente para aqueles veículos que se situam na faixa de preço entre 30 mil e 40 mil reais. Tal prática, contudo, ocorre apenas nas capitais. A justificativa é que ela não tem como ser seguida no interior porque ainda é bem reduzido o número de concessionárias chinesas em cidades menores. Isso significa que o consumidor do interior paga mais caro pelo automóvel do que o consumidor da capital.
Referências Conexas
ABREU, Cláudia B. O comportamento do consumidor diante da promoção de vendas: um estudo da relação preço-qualidade percebida. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 4, p. 64-73, 1994.
WALTERS, Rockney G. Assessing the impacto of retail price promotions on product substitution, complementary purchase, and interstore sales displacement. Journal of Marketing, v. 55, n. 2, p. 17-28, 1991.
O filme/documentário Trabalho Interno "Inside Job" (sugerido pelo próprio professor Giovanni), discorre sobre a crise financeira de 2008.
ResponderExcluirUma das causas da crise foi a falta de responsabilidade dos banqueiros, gestores, professore e políticos no sentido de que poderiam correr altos riscos acreditando que caso algo desse errado outrem sofreriam as consequências ou pagariam por isso.
Esse sentimento de crescer às custas de alguém sem recompensar esse alguém é inadmissível, porém muito praticado.
O fato de o interior pagar as contas da capital em relação às revistas e à indústria automobilística não está diretamente relacionado com a crise de 2008, mas o meu comentário se basei em: "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco".
Vitor Nogami
Vitor,
ResponderExcluirObrigado pelos comentários.
Saudações,
Vieira