domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval sem Photoshop

Nesses dias de carnaval em terras brasileiras pululam na internet (leia-se web), fotografias de celebridades e subcelebridades – essa invenção pós-moderna que tanto alegra e preenche os interesses da mídia de difusão. O que chama a atenção em uma rápida visita aos portais de notícias é que muitas das fotos publicadas não recebem o usual tratamento em Photoshop. O registro e consumo instantâneos dificultam o tratamento das inúmeras imagens oferecidas em farto banquete ao público. Corpos nus e seminus parecem, paradoxalmente e sem trocadilho, desnudos.
 
Referências Conexas
 
Adorno, T. W. (2002). Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e terra.
 
Kellner, D. (2003). A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Líbero, 6(11), p. 4-15.

2 comentários:

  1. É provável que este consumo instantâneo incomode os artistas e pessoas públicas, tão acostumados em aparecer na mídia com sua imagem alterada para a perfeição. O mesmo acontece com as novas tecnologias como a televisão HD, onde cada detalhe é mostrado e não há o que ser feito para esconder a imagem real das pessoas.

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    1. Oi Lais!

      É ... talvez eles se sintam incomodados em serem retratados como de fato são e não apenas como personagens que servem de conteúdo para as molduras das páginas de revistas e jornais e da TV. É uma situação curiosa, essa.

      Um abraço,

      Francisco Giovanni

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