Atletas têm vida profissional relativamente
curta. As práticas esportivas que desenvolvem são consumidas pela mídia e por
diferentes pessoas como forma de entretenimento. Aspectos relativos a valores,
princípios morais, ética, disciplina, dedicação pessoal e superação física,
também gravitam em torno dessas práticas. Há um grande leque de agentes com
interesses em torno desse processo, e todos consomem o desempenho dos atletas:
veículos de comunicação, indústria de material esportivo e instituições
educacionais, entre outros. A indústria de material esportivo, em particular,
ao mesmo tempo em que financia e remunera os atletas, precisa deles para posicionar
e vender suas diferentes linhas de produtos junto ao mercado. Em que pese o término
de suas carreiras enquanto atletas profissionais, alguns deles continuam a
relação com a indústria esportiva por meio das chamadas parcerias. É o caso de
Gustavo Kuerten.
Obs.: a foto acima é da loja Guga Kuerten,
localizada na Rua Bocaiúva, 2198, Centro, Florianópolis, Santa Catarina,
Brasil.
Esse post compõe uma série chamada "Nota de Viagem". Trata-se de observações realizadas durante viagens.
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