domingo, 20 de março de 2011

Produtos retrô

Por quê gostamos tanto do passado – embora nem sempre admitamos isso? Por quê temos, frequentemente, um forte sentimento de nostalgia? Será que a nossa capacidade de criar e inventar coisas novas está próxima de seu limite? Essas são perguntas que podem vir à mente quando nos deparamos com os lançamentos dos chamados produtos retrô.

Há uma tendência, por parte da indústria, ao lançamento de produtos que sugerem uma espécie de volta ao passado ou às lembranças que esse pode suscitar. Pesquisadores da área de cultura e consumo associam tais lançamentos ao fato de que uma das características mais marcantes da sociedade pós-moderna é a fragmentação do cotidiano associada a um sentimento de reconstrução do passado.

A Brastemp e a LG, por exemplo, estão entre as empresas que aderiram à onda retrô. Dentro da linha de eletrodomésticos, elas lançaram geladeira, fogão e TV com design e características físicas externas típicas de décadas passadas. Os produtos são retrô por fora, mas modernos por dentro.

Certamente, a nossa capacidade criativa não está esgotada. As empresas apenas perceberam que existe um nicho de mercado formado por consumidores que têm um sentimento nostálgico.

Referências Conexas

BROWN, Stephen. Marketing pós-moderno: vale tudo! In: BAKER, M. J. (Org.) Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. pp. 13-23.

HOLBROOK, Morris B. Nostalgia and consumption preferences: some emerging patterns of consumer tastes. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 2, p. 245-256, 1993.

SLATER, Don. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo, Nobel, 2002.

3 comentários:

  1. Olá Professor,

    Penso que além do sentimento de nostalgia, esses produtos essenciais na cozinha, neste estilo retrô eles vão além da necessidade e passam a ser produtos decorativos que funcionam.

    Acredito também que a nostalgia pode estar associada a uma imagem positiva que estes eletrodomésticos possuem na mente dos consumidores. Quem nunca ouviu um comentário de um pai, ou avó a respeito de que os produtos antigos duravam muito mais? Essa idéia de durabilidade que estes produtos mais antigos nos remetem, apesar dos produtos mais novos as tecnologias serem bem superiores, os produtos antigos tem a fama da durabilidade maior, serem mais forte, mais resistentes, talvez isto possa ser um dos fatores que não deixa esses produtos serem esquecidos e que acaba agradando por remeter a essa qualidade que tanto é comentada.

    Abraços.

    Grace Botelho

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  2. A NIKE está vendendo muitos produtos retro agora, por exemplo, nike 1989 Jordan, que vários gúris estão usando nos shoppings.

    O apelo da NIKE não é retro (não é nostalgia, dado um target diferente), embora o tenis seja. O apelo é colorido e individualizado.

    http://www.google.com.br/images?q=nike%20jordan&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1366&bih=610

    Abracos
    Valter

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  3. Prezados Grace e Valter,

    Obrigado pelos comentários e contribuições ao debate sobre os produtos retrô. Existe, de fato, uma imagem positiva de produtos antigos quanto à durabilidade e resistência. Talvez o design feito pela Brastemp na linha com estilo vintage, seja mesmo uma forma de associar os produtos a esse atributo. Quanto ao que a Nike tem lançado com apelo retrô, ela faz o mesmo que a Adidas tem feito nos últimos anos. No caso da Adidas, curioso é que a própria marca (logo) que ela tentou estilizar com um design mais moderno, não foi bem aceita, o que fez a companhia retomar o uso da logmarca antiga com maior intensidade.

    Abraços,

    Francisco Giovanni Vieira

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