quarta-feira, 30 de março de 2011

Cinemas no interior do Brasil

Com a chegada da televisão ao Brasil, nos anos 1950, e com sua popularização nos anos 1960 e, especialmente, 1970, os cinemas de cidades do interior do Brasil passaram a enfrentar grandes dificuldades para manterem a exibição regular de filmes em suas salas. Mesmo a despeito do sucesso do cinema nacional nos anos 1970, época da chamada pornochanchada, os cinemas do interior encontravam dificuldades para obter público.

Com a chegada das locadoras de vídeo nos anos 1980 e com a introdução da TV por assinatura nos anos 1990, a dificuldade desses cinemas apenas foi recrudescida. Um grande número deles foi vendido e se transformou em minimercados e quitandas. Um outro tanto foi transformado em igrejas pentecostais.

Recentemente, para o prazer dos cinéfilos, tem havido um aumento na oferta de salas de cinema em todo o Brasil. Esse movimento tem sido associado à expansão da oferta de shoppings centers. Por outro lado, há, também, uma tentativa de resgate dos cinemas do interior. Alguns deles têm sido recuperados e restaurados, incorporando ambientes que funcionam como cafeterias e choperias, maximizando a oportunidade de situações de consumo de lazer e entretenimento.

Obs.: as fotos acima são do Cine São José na cidade de Brotas, Estado de São Paulo. Esse cinema foi adquirido e restaurado recentemente por ilustre personagem nascido na cidade, o cantor de músicas sertanejas Daniel.

Esse post compõe uma série chamada “Nota de Viagem”. Trata-se de um conjunto de pequenas observações realizadas durante viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário