O mercado brasileiro ainda não é maduro para o consumo do vinho. Nesse sentido, muito tem sido feito e investido para aumentar o consumo de vinho no país. Uma das medidas foi o lançamento do vinho Onorabile, cerca de seis meses atrás, pela Wine Park.
A novidade no lançamento concerniu ao uso da embalagem Tetra Pak para comercializar o vinho. A ideia inicial da empresa era promover um processo de distribuição em larga escala para a venda em supermercados.
Decorridos, no entanto, mais de seis meses do lançamento, ainda não é possível encontrar facilmente o vinho nas gôndolas dos supermercados. Resta saber se o produto na nova embalagem não está sendo distribuído como anunciado ou se há resistência para o consumo do vinho em caixa.
Referências Conexas
GARCIA-PARPET, Marie-France. Dinâmica de mercado e trajetória de produtores em face do sistema de classificação de vinhos. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 2, p. 26-36, 2007.
KNIAZEVA, Maria; BELK, Russell W. Packaging as vehicle for mythologizing the brand. Consumption Markets & Culture, v. 10, n. 1, p. 51 – 69, 2007.
WRIGHT, James T. C.; JOHNSON, Bruce B.; SANTOS, Silvio A. dos. Estratégias tecnológicas para a competitividade: a indústria vinícola brasileira. Revista de Administração, v. 28, n.1, p. 44-52, 1993.
rsrsrs... esse eu não conhecia. Parece-me que o consumo de vinho não resume-se apenas ao consumo em si, mas ao processo folclórico de armazená-lo deitado, tirar-lhe a rolha e servi-lo vendo cair no copo através do vidro da garrafa. Beber vinho sem seguir essa tradição fica sem charme, um tanto desvalorizado. Acho que a embalagem TP não pega comercialmente.
ResponderExcluirAbraços!
Adriano,
ResponderExcluirPois é ... parece que a caixa não se encaixa no ritual do vinho, não é mesmo? Deve ficar para restaurantes e cantinas que servem em copos ou taças.
Um abraço,
Francisco Giovanni