segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem diria?! Estadista global!

O presidente Lula receberá um prêmio de estadista global no próximo Fórum Econômico Mundial de Davos. A informação é dada exatamente na semana em que se inicia a 10ª. edição do Fórum Social Mundial, o qual tem na contraposição às discussões realizadas em Davos uma das razões de sua criação. Qual será a lógica por trás da entrega desse prêmio? Desde o ato de governar procurando a promoção de justiça social, distribuição de renda, até o respeito ao estado de direito e à democracia, muitas são as possibilidades de interpretação. Nada, contudo, parece ser mais convincente do que o respeito à economia de mercado.

Parece mesmo que o Brasil está na moda. Parece, também, que é muito interessante ter um Brasil bem comportado! Agora, além do futebol, e outras coisas mais que encantam, temos um modelo de estadista para o mundo. Ele estava pronto para o consumo da ONU e agora está pronto para o consumo de Davos.

Referências Conexas

ALMEIDA, Paulo R. de. Uma nova 'arquitetura' diplomática? - interpretações divergentes sobre a política externa do governo Lula (2003-2006). Revista Brasileira de Política Internacional, v. 49, n. 1, p. 95-116, 2006.

CHU, Rebeca A.; WOOD Jr., Thomaz. Cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local? Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 969-991, 2008.

4 comentários:

  1. Bem, este é apenas um comentário inicial porque acabei de me inscrever como seguidor. Aliás, ao me inscrever fiquei pensando a respeito dos termos e discursos utilizados por consumidores destas ferramentas de internet. Agora sou um seguidor! Quem segue, segue algo ou alguém. Religião? Política? Religião e Política? As faces do consumo!

    A respeito do Lula, ser agraciado com o prêmio de estadista global me leva a pensar sobre sociedade de consumo. Nunca na história deste país consumimos tanto! Ajudamos a salvar a Ford e a GM! O Obama deve estar agradecido agora que virou sócio da GM, não?

    ResponderExcluir
  2. Lendo essa postagem em seu blog sobre o Presidente e o governo Lula também pude refletir sobre como o consumo foi a grande marca desse governo. Mas, em especial, como consumimos o símbolo Lula durante todo esse tempo. Desde o líder operário dos anos de 1980 até o Lula Estadista de 2010 a produção desse grande "símbolo nacional" nos mostra como consumimos não somente bens materiais, como também representações simbólicas.....

    ResponderExcluir
  3. É preciso dar o braço a torcer, Lula é realmente um grande estadista e um espetacular lobista... já assistiu aquele filme "Obrigado por fumar"? Lula é daquele jeito, tem o dom da persuasão, é um homem de negócios, e também contou com a sorte.

    Muitos aspectos da economia nacional favoreceram o crecimento do consumo e um efeito em cascata onde todo mundo ganha. Por exemplo, aumentando-se o crédito habitacional, fomenta-se a compra de móveis e eletros, empregos na construção civil, foco na empregabilidade e melhor desempenho profissional (tem que pagar 20 anos de financiamento!!) com melhores resultados por empreendimento contratante. Só nesse exemplo já melhora-se a qualidade de vida, ganho per capita e geração de novos empregos para muita gente... e assim por diante.

    Então quando o mundo entrou numa crise fictícia, provocada por pura especulação sobre a economia norte-americana, os brasileiros continuaram levando a vida como de costume, como se nada estivesse acontecendo... e nada aconteceu, seguimos no mesmo processo de crescimento moderado e constante fortalecndo a classe C que foi a verdadeira percursora do sucesso nacional.

    Mas se Lula for mesmo um bom estadista deve realizar uma ação extremamente necessária e ao mesmo tempo eleitoreira (bom pra ele): investir tudo o que for necesário em tecnologia para não transformar o Brasil em Atlântida, a cidade submersa pelas águas...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei pensando desde que foi noticiado que o ilustre presidente receberia tal honraria, mas até agora e também não consegui cheguar a uma conclusão clara da lógica por trás da entrega deste prêmio: será que os responsáveis pela organização de tão nobre prêmio estão tão ávidos por encontrar um líder hábil? seria este líder, aquele que conseguiu manobrar com enorme destreza um país como o Brasil durante a maior crise econômica dos ultimos 70 anos? Ou seria a habilidade deste líder em gerir situações complexas como a que se encontrava o Haiti no momento em que o Brasil assumiu a liderança da força de paz da ONU naquele país?

    Seja lá como for, é importante lembrar que este líder que está sendo considerado o Estadista Global de 2010 preocupa-se, de maneira louvavel, com os problemas dos mais diversos paises do mundo como o Haiti que esta recebendo ajuda de todo o tipo e ordem, além de outros paises pobres que tiveram suas dividas para com o Brasil perdoadas, o que me intriga no comportamento deste líder é que DENTRO do pais que ele DEVERIA governar, existem demandas tão importantes como a daqueles paises, como por exemplo os desabrigados pelas chuvas de SP, RS, RJ, MG, PR, SC.

    Talvez este lider seja um bom lider global, mas não vem se mostrando atento o suficiente com as demandas Locais e Regionais.

    ResponderExcluir