domingo, 10 de janeiro de 2010

Cultura e consumo no nosso dia-a-dia


Os blogs, a princípio, foram criados como uma espécie de diário daqueles que neles escrevem. Com o passar do tempo, tornaram-se plataformas para a expressão de pensamentos, a divulgação de informações e a realização de análises, entre outras diferentes possibilidades. O meu propósito com esse blog é lançar um olhar sobre fenômenos de cultura e consumo, o que, em maior ou menor medida, corresponde a quase totalidade do que fazemos e vivemos em nosso dia-a-dia. Nesse sentido, a ideia é usar este blog como um meio para a realização de observações, comentários e interpretações sobre cultura e consumo.

O leque de possibilidades é extraordinariamente amplo. Fenômenos de cultura e consumo, enquanto construções individuais e coletivas, podem ser ou estar associados à desde um simples artefato material, como uma enxada que se usa para capinar, até complexos padrões de comportamento, como o engajamento em trabalhos voluntários de caráter social. Possuem, portanto, um caráter tanto conspícuo quanto simbólico e são transversais à vida cotidiana.

No mundo contemporâneo, para o bem ou para o mal, há muito que o consumo deixou de ser um substantivo masculino e passou a ser visto como um vilão ou um redentor da vida em sociedade. Poucos, entretanto, o vêem como inexorável, ou menos ainda como uma espécie de vetor, simultâneo, de produção e reprodução cultural. Por um lado se impõe uma racionalidade de criação e estruturação de mercados, bem como geração de riquezas e a concepção de que a felicidade virá por meio dos bens. Por outro, subsiste a expectativa de uma lógica distinta. Em meio a esse processo, pessoas e empresas definem e constroem identidades que estão presentes e permeiam espaços privados e públicos, inclusive no que diz respeito à relação com o Estado.

Olhar fenômenos de consumo e cultura no nosso dia-a-dia, compreendendo consumidores como sujeitos socialmente construídos, e empresas como estruturas que têm agência social, é, assim, objetivo deste blog.

Referências Conexas

BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. (Orgs.) Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BELK, Russel; GER, Güliz; ASKEGAARD, Søren. The fire of desire: a multisited inquiry into consumer passion. Journal of Consumer Research, v. 30, n. 3, p. 326-351, 2003.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. Reproduction in education, society and culture. London: Sage, 1990.

FIRAT, A. Fuat; DHOLAKIA, Nikhilesh. Consuming people: from political economy to theaters of consumption. London: Routledge, 2003.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SHERRY, John F. (Ed.) Contemporary marketing and consumer behavior: an anthropological sourcebook. Thousand Oaks: Sage, 1995.

SLATER, Don; TONKISS, Fran. Market society: markets and modern social theory. Cambridge: Polity, 2001.

17 comentários:

  1. Ler no seu blog sobre o fenômeno do consumo dentro de cada cultura, me faz lembrar que assim como a arte imita a vida e vice-versa, o consumo retrata uma cultura e uma cultura determina como determinado grupo consome. Andei observando, dentro da minha realidade, como grupos de amigos adquirem ou criam perfis de consumo parecidos conforme seus programas, passeios, viagens e comidas preferidas. E no pais multi-étnico que vivemos, dentro de sua riqueza cultural, consequentemente encontramos as mais diversas formas e costumes de consumo, que hoje em dia podem ser conhecidas em tempo real no mndo todo, graças ao fato de fazermos parte de um universo cibernetico globalizado sem esquinas e sem fronteiras. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Francisco! Muito boa iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente... Você. Obrigado por essa excelente iniciativa, amigo e mestre Giovanni! É ótimo compartilhar conhecimentos e percepções individuais, principalmente quando se detém uma gama de conhecimentos técnicos para somar à sua própria capacidade de análise, um X-tudo de tempero único e inigualável.

    Seu blog já está entre os meus favoritos, pode me chamar de "freguês".

    Grande abraço, e sucesso!!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa.

    Grande abraço,

    Cláudio Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Amigo Giovanni.

    Parabéns pela iniciativa (corajosa!) do blog. Gostei de ver você todo sorridente na foto! A temática é muito boa e acho que vai provocar muitas discussões.
    Passarei por aqui sempre.

    Crubellate.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa!

    De fato, estudar a temática cultura e consumo pode nos ajudar a compreender como nos relacionamos com o mundo através dos bens que consumimos. Isso não só por meio da aquisição pecuniária e física de produtos, mas de outras formas de consumo simbólico como, por exemplo, o esporte. Basta observarmos a verdadeira paixão que nós, brasileiros, temos por nossos clubes de futebol, e a expectativa com que esperamos as olimpíadas em nosso país. Além disso, os destinos turísticos também apresentam relevantes contribuições para nos expressarmos.

    Espero que esse espaço possibilite muitas discussões sobre tema.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caro Colega Giovanni,
    Parabens pela iniciativa!
    A temática é pertinente nesse período da história humana, principalmente quando se revisita as questões da cultura e consumo. Pergunto: estaria a sustentabilidade do planeta vinculada (relacionada) ao padrões e valores de consumo propostos pela sociedade capitalista?
    Pense nisso! Um fraternal abraço!
    Luiz Tatto

    ResponderExcluir
  8. Professor, parabéns pelo blog!!!
    Sempre inovando, não é mesmo?
    Vou sempre passar por aqui... quem sabe até me arrisco a fazer um comentário....

    Kerla.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido Giovanni,

    você, como sempre, toma iniciativas intelectualmente provocantes. Parabenizo-o pela iniciativa. Serei um visitante frequente.

    ResponderExcluir
  10. Estimado Professor,
    Foi uma bela surpresa, espero entrar mais vezes e ler as suas belas e criativas iniciativas.
    Visitarei mais vezes
    Abel Mavungo

    ResponderExcluir
  11. Giovanni,

    Parabéns pela iniciativa e muita energia para tudo o que está desenvolvendo!

    Olga

    ResponderExcluir
  12. Prepare-se para muita discussão. Esta é uma temática que pode ter uma série de vertentes de debate, desde a necessidade de consumo que é introduzida na sociedade por meio dos sistemas de comunicação de massa como pela necessidade de fazer o "mundo girar". Parabéns pelo blog e como já mencionado anteriormente, já está incluso nos meus favoritos. Parabéns pelo blog. (Marina Montenegro)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gi
    Fiquei feliz de saber que você está disseminando seu conhecimento por meio de novas tecnologias. Afinal, isso não deveria ser surpresa, tendo em vista tudo que você já produziu. Parabéns e um grande abraço da sempre amiga!
    Marialva Taques

    ResponderExcluir
  14. Colegas,

    Cultura e consumo, vista sob a ótica do contexto atual, nos remete a discussões interessantes em pelo menos duas dimensões, a saber: Primeiro no âmbito das organizações, consumidores, comportamentos e sociedade, sendo que nisso, torna-se objeto corrente de análise.
    Contudo, a atualidade econômica, financeira, social e política, expande a importância do tema à uma segunda dimensão, dado que todos, instituições e indivíduos, necessitam ajustar aspectos relacionados a recursos disponíveis, processos sutentáveis e relacionamentos sociais. Esta segunda dimensão do tema, talvez seja mais importante na medida em que provoca ações para mudança da primeira dimensão.
    Se nos debruçarmos no tema cultura e consumo para pensar, entender e agir, a partir dessas duas dimensões, o blog certamente será mais uma ferramenta de qualidade em nossas ações. Por tudo isso quero parabenizar o seu criador e me alinhar às fileiras dos dispostos a contribuir.
    Cesar Renato ... Professor.

    ResponderExcluir
  15. Caro Francisco:

    Parabéns pela iniciativa do blog!

    Já o registrei entre os meus "favoritos" na Internet.

    Decerto que será um espaço bastante útil para a troca de ideias, liderado por você.

    Mais uma contribuição sua para o avanço do Marketing no Brasil, que me fez lembrar da ainda pioneira RIMAR.

    Um abraço,

    André Urdan

    ResponderExcluir
  16. Olá Profº Giovanni,

    Esse espaço é muito pertinente para discussões não apenas na área de Marketing, mas em diferentes áreas de conhecimento.

    Muito importante sua iniciativa!

    Espero contribuir de alguma forma para compartilhar conhecimento.

    Fernanda Gabriela

    ResponderExcluir
  17. Professor Giovanni,
    o uso de ferramentas como essa mostram o quanto você é um mestre preocupado e antenado em novas formas de comunicação que cheguem aos nossos consumidores chamados ALUNOS.
    Mesmo virtualmente, agora pareço ouvir seu tom de voz, a sutileza, a tranquilidade para fazer sempre os seus comentários tão edificantes e esclarecedores.
    Parabéns!

    ResponderExcluir