quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Mister Brau




Deu na edição de hoje do The Guardian: nunca antes, na história da televisão brasileira, houve um seriado com um casal de negros como protagonistas. Trata-se do seriado Mister Brau, exibido pela TV Globo às terças-feiras, às 22 horas, que tem os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo representando os principais personagens. A narrativa do seriado sugere que os protagonistas tiveram uma trajetória de superação de dificuldades em suas vidas pessoais em direção ao sucesso. Em que pese parecer espelhar a mobilidade econômico-social acontecida em anos recentes no Brasil, é uma narrativa própria para consumo no universo da TV e do entretenimento, sobretudo tendo a música como fio condutor. Ver negros em posição de destaque na TV brasileira é algo basicamente restrito ao âmbito da música e do futebol. A rigor, a sociedade brasileira continua veladamente segregacionista, com inúmeros episódios de preconceito e intolerância racial. 

Referências Conexas

Lamont, M., & Molnar, V. (2001). How black use consumption to shape their collective identity. Journal of Consumer Culture, 1(1), 31-45.

Oliveira, J. S., & Vieira, F. G. D. (2009). Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras. Comunicação, Mídia e Consumo, 6(17), 73-99. 

Suarez, M. C., Motta, P. C., & Barros, C. (2009). Consumo e castigo: um retrato das relações de consumo no seriado "A Diarista". Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário