A Rio +20 terminou, muito se
discutiu e mais uma vez, longe das atribuições de responsabilidades aos Estados
membros da ONU (Organização das Nações Unidas), várias organizações que
defendem a sustentabilidade voltaram suas baterias para o indivíduo,
especificamente para o consumo de recursos naturais por parte dos indivíduos e,
por conseguinte, de suas famílias. A capacidade que organizações como, por
exemplo, a WWF (Fundo Mundial para a Natureza) possuem para responsabilizar o
consumidor individual pelas condições do planeta, muitas vezes beira a falta de
bom senso. As relações de consumo entre consumidores individuais e organizações
empresariais, em termos de capacidade de agência, são absolutamente
assimétricas. Atribuir, portanto, a responsabilidade pela salvação do planeta
ao consumidor individual é algo, sem sombra de dúvidas, inócuo!
Na tentativa de mensurar e, por
conseguinte, responsabilizar o consumo individual pelo uso de recursos e pela
condição de sustentabilidade do planeta, a Global
Footprint Network criou, tempos atrás, uma forma de calcular o que chamam
de pegada ecológica. Trata-se de
mensurar o quanto de recursos naturais cada indivíduo consome e qual é o
impacto desse consumo – ou do estilo de vida do indivíduo – sobre o meio
ambiente.
Mais importante, e necessário, seria
focar sobre o consumo de recursos por parte de organizações empresariais – companhias
nacionais, multinacionais e transnacionais – e o impacto sobre o meio ambiente decorrente
desse consumo. Os vestígios ecológicos que consumidores organizacionais deixam
são enormes e terminam por definir o tamanho e a intensidade das pegadas dos consumidores
individuais.
Referências Conexas
Maia, G. L. &Vieira, F. G. D. (2004). Marketing verde: estratégias para produtos ambientalmente corretos. Revista de Administração Nobel, 2(3), p. 21-32.
Oliveira, J. S. & Vieira, F. G. D. (2008). Produção simbólica e sustentabilidade: discutindo a lógica da salvação da sociedade pela mudança nos modos de consumo. Caderno de Administração (UEM), 16(2), p. 35-43.
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