domingo, 15 de julho de 2012

Criatividade na apresentação de produtos orgânicos

 

Durante muitos anos produtos orgânicos ficaram à margem e constituíram um mercado pouco conhecido e valorizado. Por serem produzidos em menor escala, sobretudo por meio de agricultura familiar, e terem uma distribuição restrita, quase sempre tiveram um preço maior do que seus similares não orgânicos e durante um bom tempo foram tidos como sinônimo de produtos caros, tendo pouca demanda. Essa situação mudou consideravelmente hoje em dia. Embora não existam dados precisos, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estima que o consumo de produtos orgânicos cresça a uma taxa de cerca de 10% ao ano.


É natural que o aumento no consumo dos produtos orgânicos seja resultado de inúmeros fatores. Um deles, no entanto, parece estar vinculado à compreensão por parte dos produtores de que não basta que o produto seja saudável, é preciso, também, que ele seja agradável aos olhos. É isso, por exemplo, que produtores têm procurado fazer ao estimularem o consumo por meio de uma melhor apresentação dos produtos. E ao fazerem isso, não reinventam a roda, mas antes procuram usar elementos de cultura material que são referências para os consumidores, como é o caso da alface embalada em forma de um arranjo de flor nas fotos que fiz para este post, logo acima.
 
Referências Conexas
 
Camilo, A. N. (Ed.). (2011). Guia de embalagens para produtos orgânicos. Barueri: Instituto de Embalagens.
 
Miller, D. (Ed.) (1998). Material cultures: why some things matter. Chicago: University of Chicago Press.
 
Motta, S. L. S., & Rossi, G. B. (2001). A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência. Revista de Administração Mackenzie, 2(2), p. 109-130.
 
Portilho, F. (2008, junho). Consumidores de alimentos orgânicos: discursos, práticas e auto-atribuição de responsabilidade socioambiental. Anais da Reunião Brasileira de Antropologia, Porto Seguro, BA, Brasil, 26.

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