quinta-feira, 28 de abril de 2011

O terceiro setor ainda está na moda?

Em 1998 foi sancionada a Lei 9.637/98, que qualificou organizações para o exercício de atividades sociais. Em 1999 foi aprovada a Lei 9.790/99, que instituiu as chamadas organizações da sociedade civil de interesse público e passou a ser conhecida como o Marco Legal do Terceiro Setor. De lá para cá, mais de uma década depois, o terceiro setor recebeu atenção, despertou considerável interesse e tem sido consumido na forma de estudos, empreendimentos e mercado de trabalho. Não obstante, mesmo a despeito da profusão de debates a seu respeito, especialmente em um momento em que se procura rediscutir o seu Marco Legal, o terceiro setor parece ter saído do radar acadêmico. Já não se publica estudos sobre o assunto como antes.

Referências Conexas

FERNANDES, Rubem C. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

FISCHER, Rosa M. Estado, Mercado e Terceiro Setor: uma análise conceitual das parcerias intersetoriais. Revista de Administração, v. 40, n. 1, p. 5-18, 2005.

SZAZI, Eduardo. Terceiro setor: regulação no Brasil. 4ª. ed. São Paulo: Peirópolis, 2006.

2 comentários:

  1. Acho que as discussoes estao mais no ambito do gerencimento das entidades, ou seja, por administradores e contabilistas, do que efetivamente jurídicas.

    ResponderExcluir
  2. Serafim,

    Obrigado pela visita e comentários.

    Vieira

    ResponderExcluir