segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Unilever e a Nestlé esquecem que estão em um país tropical

No final dos anos 1960, Jorge Ben Jor escreveu uma canção de muito sucesso, intitulada País Tropical. Essa famosa canção se inicia com a seguinte frase: “Moro num país tropical, abençoado por Deus”. Como se pode ver pela letra da canção, Jorge Ben sabe que vivemos em um país tropical, eu sei e você também sabe disso. A Nestlé e a Unilever, contudo, as duas principais fabricantes de sorvete em operação no mercado brasileiro, parecem esquecer dessa condição. Tanto a Unilever, com os sorvetes e picolés Kibon, quanto a Nestlé, com os sorvetes e picolés Yopa, oferecem poucos picolés ou sorvetes com sabor de frutas tropicais ao mercado. Esse é um fato curioso, pois de norte a sul o Brasil tem frutas em abundância, e ainda que boa parte da produção seja destinada à exportação, nossos hábitos alimentares incorporam o consumo regular de frutas tropicais. Basta ir a uma feira livre para constatá-lo.

Referência Conexa

REINDERS, Pim. Licks, sticks and bricks: a world history of ice cream. New York: Unilever, 1999.

3 comentários:

  1. o problema é que nos produtos de maior valor agregado o lucro é maior, os picolezinhos de frutas alem de terem baixo valor agregado sofre com os concorrentes que são feitos em sorveterias com qualidade questionável. Qualquer dessas sorveterias vende um picole por 0,50 centavos, e nao tem todo ativo de uma grande empresa tem pra diluir seus custos e etc..

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  2. Eles pensam que fruta tropical resume-se a Abacaxi, manga e cajú... Em Goiás há uma fábrica chamada Creme Mel com sorvetes tão bom quanto os da Nestlé, e com sabores típicos do norte do país, como Açaí, Cajá, Cupuaçu, etc...

    Há quem pense que globalização resume-se ao comércio entre diferentes países. Pois em nosso próprio país estamos muito pouco globalizados no comércio entre as diferentes culturas regionais.

    Abraços, Giovanni!

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  3. Anônimo,

    Não está claro que os produtos com o sabor de fruta tenham pouco valor agregado, pois isso não é decorrência apenas do sabor da fruta! As marcas referidas tem uma extraordinária condição de alavancar o valor de seus produtos, a começar pela padronização na produção e estrutura de distribuição que dispoõem no mercado. Alguns produtos com sabor tropical são destinados apenas a regiões específicas. Talvez o processo de produção de sorvetes sem o sabor de frutas tropicais seja mais rentável para a operação dada a quantidade de gordura hidrogenada que colocam no sorvete e que provavelmente dilui os custos a patamares mais competitivos que aqueles alcançados pela produção tendo frutas tropicais como ingrediente principal.

    Adriano,

    Realmente, se em culinária tradicional observamos bastante integração no consumo entre as diferentes regiões braisileiras, não podemos dizer o mesmo quanto às frutas tropicais, do cerrado ou da região norte do país.

    Abraços,

    Francisco Giovanni Vieira

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