quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Preço do estacionamento

As cidades brasileiras experimentam uma grande expansão da oferta de estacionamentos privados. Tal expansão é fruto do considerável aumento da frota de veículos em circulação no país, a qual decorre tanto das políticas governamentais favoráveis à indústria automobilística, quanto das ações de mercado empreendidas por essa indústria. Os preços para se usar estacionamentos no Brasil, contudo, são muito caros. É possível que esses preços reflitam o oportunismo do mercado em relação à “paixão” do brasileiro por carro, assim como é possível que sejam apenas resultado objetivo da expansão da frota ou, ainda, que se vinculem à violência das grandes cidades e suas ameaças, entre elas a depredação e o roubo de automóveis. Apenas a titulo de ilustração, o preço do estacionamento na região de Lake District, Inglaterra, é algo em torno de R$ 2,80 por 4 horas. Em muitas cidades brasileiras, o preço do estacionamento, pelo mesmo tempo, é em média o dobro desse valor. Detalhe: Lake District é considerado o principal parque nacional da Inglaterra, lugar para onde convergem milhares de pessoas durante o verão europeu.


Obs.: a foto acima é do principal estacionamento da Vila de Cartmel, pertencente ao município de Lancashire, região de Lake District, Inglaterra.

Esse post compõe uma série chamada “Nota de Viagem”. Trata-se de um conjunto de pequenas observações realizadas durante viagens.

3 comentários:

  1. Olá Giovanni!

    Acredito que essa difrença de valores seja apenas uma conta simples de oferta e demanda. O Brasil cresceu desordenadamente e repentinamente, principalmente na renda da classe média e classe C. Temos carros demais rodando e não há onde estacioná-los!! Com isso, ganha dinheiro quem tem uma vaga para ofertar. Na Europa, diferentemente do Brasil, o transporte coletivo é utilizado por todas as classes sociais, inclusive por quem tem carro. Pela mesma regra de oferta e demanda, o combustível lá também é relativamente mais barato que o daqui, se eu não estiver enganado...

    Grande abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor, excelente blog, ja esta em meu rss.

    quando puder faça uma visitinha também: http://www.arthurbonora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adriano!

    Mesmo com as ponderações feitas por você, creio que é infundado o preço do estacionamento que se pratica no Brasil.

    Abraço,

    ResponderExcluir