sábado, 17 de julho de 2010

Brincos no futebol, inclusive do Maradona

Os primeiros relatos do uso de brincos remontam à Pérsia e à Grécia antigas. De forma mais próxima à experiência brasileira, a observação do uso de brincos como simples peça de adorno corporal ou portadora de significados ocorreu em relação aos índios sul-americanos e aos povos africanos, em que pese o fato de que piratas que navegavam na nossa costa também fizessem uso dos mesmos.

Na sociedade ocidental contemporânea, o uso cotidiano de brincos entre homens se tornou popular a partir dos anos 1980, particularmente devido ao seu uso por artistas e atletas de alta performance. De lá para cá, a indústria apenas ampliou a oportunidade de exploração do uso (e da venda) de brincos. A própria indústria cultural, em suas diversas frentes, incluindo talvez aquela que hoje é a mais popular delas, a televisão, tratou não só de apropriar como legitimar o uso dos brincos aos seus ícones e personagens. O resultado é que aquilo que antes era rústico, selvagem até, tornou-se algo fashion e objeto de desejo. Desde garotos até senhores da chamada melhor idade usam brincos.

Os jogadores de futebol, entretanto, parecem ter especial predileção pelo uso de brincos. Se observamos, por exemplo, a jovem geração de futebol do Santos Futebol Clube, que foi campeão paulista esse ano, veremos que suas principais estrelas, digamos assim, usam brincos do tipo que não deixam dúvida quanto à possibilidade de serem vistos. Essa parece ser uma lógica que orienta o processo de formação da personalidade pública do jogador de futebol em direção à fama.

Uma situação curiosa com relação ao uso de brincos por jogadores de futebol aconteceu com o Maradona. Ao desembarcar na Itália em setembro do ano passado, os brincos que ele usava foram confiscados devido a enorme dívida que possui junto ao fisco italiano por sonegação de impostos à época em que ele jogava no Napoli, clube de futebol do sul da Itália. O fisco italiano conseguiu arrecadar 25 mil Euros após realizar um leilão dos brincos, o que representou uma quantia insignificante tendo em vista o montante de mais de 35 milhões de Euros estimados para a dívida.

A despeito do confisco dos brincos e do forte debate que tem havido nos últimos dias na imprensa brasileira sobre formação profissional e preparo psicológico dos jogadores de futebol para lidarem com a fama e a fortuna que dela decorre, a indústria da moda e o mercado de luxo se empenharão para que jogadores e ex-jogadores não deixem de usar brincos. Que o diga Maradona, uma das estrelas da última copa do mundo de futebol!

Referências Conexas

DUBOIS, Bernard; DUQUESNE, Patrick. The market for luxury goods: income versus culture. European Journal of Marketing, vol. 27, n. 1, p. 35-44, 1993.

ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? Como criamos, por que a seguimos. São Paulo: SENAC, 2005.

HELAL, Ronaldo. Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.

MASCETTI, Daniela; TRIOSSI, Amanda. Earrings: from antiquity to the present. London: Thames & Hudson, 1999.

ROOK, Dennis W. The ritual dimension of consumer behavior. Journal of Consumer Research, v.12, n. 3, p. 251-264, 1985.

Um comentário:

  1. Os brincos utilizados pelos jogadores de futebol no momento,é visualmente tolerável, traz um plus para a parência da pessoa, simboliza o status alcançado e almejado por muitos e não agride tanto os olhos dos telespectadores, torcedores e público em geral. Diferente dos brincos e piercings utilizados por tribos e grupos sociais constumeiramente encontrados nas ruas, shoppings e etc, que perfuram a orelha e outras partes do corpo em grande escala, transmitindo uma imagem de dor e exagero.
    Claro que este comportamento tem um carater cultural internalizado. Como na Pérsia e na Grécia antiga e para os índios e africanos, estas tribus e grupos sociais querem transmitir uma imagem que os simbolize e os identifique de maneira caracteristica própria, e isso fazem com maestria.
    Com uma visão mais tradicional, prefiro ver os brincos na orelhas da melheres, um acessório que as deixa ainda mais encatadoras. Quanto ao Maradona, cada dia que passa se torna mais forte sua imagem de um personagem interessantíssimo para a história.

    Um abraço professor.
    Vitor

    ResponderExcluir