Os copos do café servido nos trens da Virgin, companhia inglesa que opera em inúmeros setores, inclusive o de trens, serve a dois propósitos: um de acondicionar o café a ser bebido e o outro de posicionar o produto junto aos usuários do serviço da companhia. O posicionamento se dá por meio da exibição de uma logomarca de fairtrade impressa de forma vistosa no copo, junto a qual se lê a informação da existência de melhores acordos de compra e venda para os produtores do café. Tais produtores, no caso, são colombianos e enquadram-se naquilo que nos anos 1950 convencionou-se chamar de terceiro mundo. O que mais desperta a atenção, contudo, não é o apelo de fairtrade contido na embalagem do café, e que é chancelado pela Fairtrade Foundation, uma Organização Não-Governamental do Reino Unido, mas sim a sugestão de que o consumo daquele café, em específico, representa a chance de um futuro sustentável!
Esse post compõe uma série chamada “Nota de Viagem”. Trata-se de um conjunto de pequenas observações realizadas durante viagens.
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