
O aquecimento do mercado parece ter ressuscitado o sonho de um carro brasileiro, o qual se configura no lançamento do Stark, um jipe off-road. Tendo em vista, contudo, o modo de produção da indústria automobilística, é difícil imaginar um carro exclusivamente brasileiro, pois os componentes têm diferentes origens e não é de todo simples fechar o ciclo de produção de um veículo de forma própria. Há questões de excelência técnica, produtividade ou custo mais baixo, que aconselham a buscar fontes externas. É assim que tem sido.
A Gurgel Motores, entre os anos 1969 e 1995, tentou produzir carros genuinamente brasileiros. A exceção ficava por conta dos motores que equipavam os veículos, os quais eram fornecidos pela Volkswagen. Naquela época, especialmente durante os anos 1970, algumas pessoas viviam o ufanismo de dirigir um carro brasileiro. Hoje, os sentimentos são diferentes. O mercado foi aberto e há muitas opções. O Stark parece estar fadado a ficar restrito a um pequeno nicho de mercado - não mais que isso.
Referências Conexas
BAPTISTELLA FILHO, Humberto; MAZZON, José A.; GUAGLIARDI, José A.; POPADIUK, Silvio. Fatores determinantes na preferência por marcas de automóveis. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 15, n. 2, p. 66-72, 1980.
CONSONI, Flávia L.; CARVALHO, Ruy de Q. Desenvolvimento de produtos na indústria automobilística brasileira: perspectivas e obstáculos para a capacitação local. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 39-61, 2002.
quanto custa um jipe gurgel?
ResponderExcluir