Vários municípios brasileiros possuem legislação regulamentando e obrigando o uso de biombos por parte dos bancos na frente dos caixas em atendimento interno e em áreas onde os clientes fazem saques de dinheiro. A ideia é preservar a privacidade dos clientes e fazer com que não sejam identificados por pessoas estranhas que possam acompanhar o que fazem nos caixas, especialmente se sacam dinheiro em espécie. Isso dificulta que outras pessoas possam monitorá-los e posteriormente assaltá-los.
Os bancos são pródigos em levantar a bandeira da sustentabilidade, falar em respeito e em cidadania, além de consumo consciente. Tudo um engodo! Não cumprem integralmente simples legislações municipais. Preferem pagar multas. Os assaltos nas saídas dos bancos continuam e o consumidor continua desprotegido. A favor dos bancos conta o fato de os consumidores de serviços bancários serem muito comportados (ou necessitados).
Referências Conexas
Henry, P. C. (2010). How mainstream consumers think about consumer rights and responsibilities. Journal of Consumer Research, 37(4), 70-687.
Holmlund, M. & Kock, S. (1996). Relationship marketing: the importance of customer-perceived service quality in retail banking. The Service Industries Journal, 16(3), 287-304.
Nem biombo e nem cadeiras para os clientes aguardarem sentados enquanto acompanham a senha, e nem respeito ao tempo máximo de 15 ou 20 minutos para ser atendidos após a retirada da senha... Aqui no Brasil a única lei que pune alguém é aquela destinada a captar verba do povo, como as multas de trânsito.
ResponderExcluirTerra sem lei é assim...
Abraços, meu amigo!
Adriano,
ResponderExcluirObrigado pelos comentários-constatações! É impressionante a inoperância do Estado em punir as instituições do sistema financeiro no Brasil. Elas fazem as contas: é mais barato burlar a lei do que seguí-la. E aí verificamos, mais uma vez, que o Brasil é um país que faz leis para não serem cumpridas.