Folha de S. Paulo, 1ª Página, 23/02/2016
Nota: Esse post foi escrito a partir de uma realidade vivida 10 anos atrás, mas acredito que que ela ocorrerá novamente agora em 2026 e por muitos anos ainda. Infelizmente, profissionais de marketing continuam sendo tratados como marqueteiros, e tanto acadêmicos brasileiros, quanto profissionais de mercado não parecem fazer muito esforço para mudar essa visão.
Marqueteiro remete a marreteiro, enganador, oportunista, mentiroso, falsário, entre tantas outras coisas ou significados. Para a mídia de difusão, marqueteiro é qualquer um que trabalhe com marketing, propaganda e publicidade ou vendas.
Você que é profissional de marketing, gestor de marketing, publicitário, pesquisador de mercado, professor ou estudante de marketing, é marqueteiro?
Sem entrar no mérito dos aspectos político e partidário contidos na manchete, que outra atividade ou campo de atuação da administração ganha a primeira página do principal jornal do país, e de forma tão negativa?
Com uma manchete como essa, alguém acredita que, em algum lugar, vão tratar um profissional de marketing sem desconfiar dele em algum momento?
Por que é que isso não causa incômodo e indignação? Por que é que todos parecem assistir silenciosamente o contínuo tratamento negativo que a mídia de difusão emprega aos profissionais de marketing?
Já em 1999, por meio do artigo "Arte ou Ciência?", publicado na Revista Exame, e a propósito do desconhecimento sobre marketing, o professor Carlos Rossi (UFRGS) indagou se o nosso desconforto não havia chegado próximo ao limite da tolerância.
Pelo jeito não chegou. Pior: sequer é possível afirmar que há desconforto. Quase duas décadas depois, aparentemente permanecemos não só tolerantes, como também desarticulados!

Muito bom visitar seu blog e ler esses posts professor. São sempre leituras simples, rápidas, objetivas e carregadas de significados e reflexões. Essa pergunta sobre o uso do termo marqueteiro continuará sem resposta em minha opinião.
ResponderExcluirVitor, obrigado pela visita e pelos comentários sobre o blog.
ExcluirAcho que a resposta é simples: não somos marqueteiros! A questão é como fazer a mídia de difusão desfazer esse entendimento. Somos muito desarticulados para conseguir isso. Há, por exemplo, uma Academia Brasileira de Marketing, que até hall da fama tem, mas que, aparentemente, não se manifesta sobre esse tratamento dado pela mídia aos profissionais de marketing.