segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Comunicação, cultura e consumo


Acaba de ser lançada a 5ª. edição de uma das mais importantes obras sobre cultura e consumo vinculadas à indústria da comunicação já publicadas no Brasil. Trata-se do livro “A Sociedade do Sonho: comunicação, cultura e consumo”, Editora Mauad, Rio de Janeiro, 208p. Escrito por Everardo Rocha, Professor-Associado do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, o texto é fruto de sua tese de doutorado, defendida no final dos anos 1980, sob orientação de Roberto DaMatta, no Programa Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A 1ª. edição foi publicada em 1995 e passados 17 anos o texto permanece atual como poucos. Isso, devido não só à densidade e consistência de sua construção teórica, feita sob uma perspectiva antropológica, como também à dimensão analítica nele presente. É uma leitura necessária para aqueles que desejam compreender a indústria da comunicação de massa, a estrutura de consumo a ela vinculada e a simbologia a ela circunscrita.
 
Esse post compõe uma série chamada "Olhar Acadêmico". Trata-se de observações sobre trabalhos acadêmicos na forma de artigos, dissertações, teses ou livros relacionados direta ou indiretamente ao campo de cultura e consumo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário