Acaba de ser lançada a 5ª. edição de uma das mais
importantes obras sobre cultura e consumo vinculadas à indústria da comunicação
já publicadas no Brasil. Trata-se do livro “A Sociedade do Sonho: comunicação,
cultura e consumo”, Editora Mauad, Rio de Janeiro, 208p. Escrito por Everardo
Rocha, Professor-Associado do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, o
texto é fruto de sua tese de doutorado, defendida no final dos anos 1980, sob
orientação de Roberto DaMatta, no Programa Pós-Graduação em Antropologia Social
da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A 1ª. edição foi publicada em 1995 e
passados 17 anos o texto permanece atual como poucos. Isso, devido não só à densidade
e consistência de sua construção teórica, feita sob uma perspectiva antropológica,
como também à dimensão analítica nele presente. É uma leitura necessária para
aqueles que desejam compreender a indústria da comunicação de massa, a
estrutura de consumo a ela vinculada e a simbologia a ela circunscrita.
Esse post compõe uma série chamada "Olhar Acadêmico". Trata-se de observações sobre trabalhos acadêmicos na forma de artigos, dissertações, teses ou livros relacionados direta ou indiretamente ao campo de cultura e consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário