sexta-feira, 9 de abril de 2010

iPad, mas pode chamar de maçã do desejo

O trabalho de branding da Apple realmente é de fazer inveja. Muitas, mas muitas empresas mesmo, gostariam de ter a eficiência que a Apple tem no lançamento da maior parte dos seus produtos. A capacidade de definição e associação de conceitos às marcas e produtos que desenvolve e lança no mercado, levaram a Apple a criar uma cultura, uma tribo de consumidores.

Já se tornou comum as pessoas esperarem horas e horas em filas, ordeiramente e bem humoradas, para consumirem o que a Apple lança no mercado. Assim, a família “i” da Apple, seja iPad ou iPhone, não comunica mais apenas sobre a empresa ou os produtos. Fala claramente sobre os seus consumidores e define uma espécie de identidade para os mesmos.

É curiosa a natureza afetiva e simbólica da construção dos significados associados à Apple. Eles transcendem, e muito, a natureza cognitiva e funcional dos próprios produtos. Foi isso que se viu com o lançamento do iPad, um aparelho para acesso de diferentes mídias que mistura smartphone com notebook.

Se em termos de atributos, consequências e valores, de consumo e para o consumidor, o iPad irá corresponder às expectativas criadas em torno dele, só o tempo dirá. Por enquanto, independente do que acontecer à tribo dos “is”, é bem provável que a Apple esteja não só satisfeita com a possível venda de quase 10 milhões de unidades ao longo do ano, como também com o valor de suas ações no mercado.

Referências Conexas

AAKER, David A; KELLER, Kevin L. Consumer evaluations of brand extensions. Journal of Marketing, v. 54, n. 1, p. 27-41, 1990.

COVA, Bernardo; COVA, Veronique. Tribal marketing: the tribalisation of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing, v. 36, n. 5/6, p. 595-620, 2002.

VOGELSTEIN, Fred. The untold story: how the iPhone blew up the wireless industry. Wired Magazine, v. 16, n. 2, p. 1-3, 2008.

3 comentários:

  1. Lançado em 2007 o Iphone ainda continua sendo o best-cell-phone eleito pela Time como o mais amigável celular em termos de navegabilidade.

    Ipad é muito positivo sim, pena que vai chegar na mão do consumidor final daqui 7 anos (estamos a 3 anos do iphone e ainda não temos, em partes, recurso para compra-lo), até seu preço baixar. Valter

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  2. Minha maça do desejo, neste momento, é um Kindle (um leitor de e-textos). Quanto a celular, ainda tento me convencer de que preciso de um (ou, como disse uma amiga, há alguns meses, "não sou eu quem precisa de celular; os outros é que precisam que eu tenha um celular!").

    João Marcelo.

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  3. De qualquer modo o IPAD é uma das novas sensações do momento.Acredito que todos gostariam de "estar na moda",e esse brinquedinho de alguns dólares,é total referencia da moda.
    enfim,gostaria de ter um desses...E quem não quer?

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