domingo, 3 de maio de 2020

Devido à pandemia, o que será do Google Local Guides?



Eu nem sou de sair tanto assim de casa, mas nessa pandemia estou com saudades até do Google Local Guides. Ao longo desses dias me vi pensando sobre como será que está funcionando o Local Guides. Será que o estão usando? Creio que sim. Mas como será que o estão usando? Se as pessoas estão em isolamento social, lockdown, quarentena, enfim, que velhos sentidos permanecem e que novos sentidos foram criados para o Local Guides? Uma parcela considerável da estrutura de oferta de produtos e serviços que é avaliada por meio do Local Guides está fechada, operando com restrições ou operando apenas por meio do sistema de delivery. Desse modo, parte importante dos recursos originais do Local Guides parece estar comprometida. 

O Local Guides se baseia em conceitos como área geográfica, mapas, rotas, deslocamentos e, naturalmente, lugares - que vão desde organizações e espaços públicos até empreendimentos comerciais e de prestação de serviços. Aparentemente, uma premissa importante do Local Guides é o conceito de criação de valor, ou melhor, de co-criação de valor. Após ter uma experiência de relacionamento ou consumo em algum lugar, o usuário da plataforma Local Guides tem a possibilidade de atribuir uma nota por meio de uma escala de 1 a 5 estrelas, bem como fazer um comentário a respeito desse lugar. A nota atribuída ou comentário realizado pode ajudar outras pessoas sobre suas decisões de compra e consumo.

É possível lançar muitos olhares para a plataforma Local Guides e tentar compreendê-la por meio de frameworks vinculados às perspectivas de economia compartilhada (Cultura de Consumo) ou de agências calculativas (Estudos de Mercado Construtivistas), por exemplo. No entanto, o que o será feito com, e por meio da plataforma, permanece um mistério - pelo menos por enquanto. A única coisa que o Google fez até um momento foi enviar o que chamou de aviso: "vamos compartilhar diversos conteúdos: de útil e instrutivo a divertido e inspirador".    

Será que o Google criou algum recurso novo para orientar as pessoas em relação ao Covid-19? Será que o Local Guides pode se transformar em um recurso que pode trazer segurança sanitária para seus usuários? É possível que tenhamos essas respostas dentro em breve.

2 comentários:

  1. Logo no início da pandemia o Google pediu para eu revisar lugares que eu frequentei no passado e pediu confirmação do número de telefone de certos estabelecimentos. Foi bom relembrar, escrever e confirmar alguns telefones.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sergioo, obrigado pela visita ao Blog e pelo comentário! Eu não tive essa experiência que você teve. O que aconteceu comigo foi que passei a menos interações da parte do Google, especificamente em termos de mensagens.

    ResponderExcluir