quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Regionalidade para a Emerald

O que é local, regional, nacional e internacional? Parece uma pergunta para a qual se tem uma resposta bastante óbvia, não? Pois bem, só parece. Não mais que isso.

A Emerald, empresa editorial inglesa que publica periódicos e livros acadêmicos nas áreas de administração, educação, saúde e engenharia, tem uma concepção bem particular do que é regional. Ela publica diversos periódicos que possuem o adjetivo "europeu" no título, como, por exemplo, o European Journal of Marketing, European Business Review, European Journal of Innovation Management e o Journal of European Industrial Training. Por outro lado, publica, também, periódicos com o adjetivo "americano", como, por exemplo, o American Journal of Business e o American Journal of Police. Nenhum desses periódicos é classificado como regional ou aparecem relacionados de forma separada, específica, como "europeus" ou "americanos". No entanto, periódicos publicados pela Emerald que possuem no título adjetivos, tais como, "africano", "báltico", "chinês", "ibero-americano" ou "indiano", são considerados regionais.
 
A Emerald oferece a Europa e os Estados Unidos para consumo como sinônimos de universalidade e daquilo que é mundial. Trata-se não só de uma imposição do consumo de ideias e conhecimento acadêmico-científico do centro para a periferia, como também uma reprodução da visão do colonizador diante do colonizado.
 

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