domingo, 20 de novembro de 2011

Consumindo a ansiedade ...

O técnico de futebol não dura muito tempo no cargo. O motorista e o motoqueiro não esperam o sinal abrir, já aceleram antes. A televisão não permanece no mesmo canal. O MSN e o Facebook não são usados para falar com uma única pessoa, mas sim com várias, simultaneamente. O telefone celular é olhado constantemente. O ouvinte não espera o interlocutor terminar de falar para expressar o que pensa. A comida mal foi servida, as pessoas ainda nem se sentaram à mesa, mas alguém já está beliscando. A aula ainda não terminou, mas o aluno já está saindo. O cinema mal começou a exibir os créditos do filme e todos já se levantaram. O avião acabou de parar, após a aterrizagem, a porta ainda vai demorar para ser aberta, mas já começam a se levantar para pegar os pertences ... a ansiedade está em tudo e em todos!

Referências Conexas

BROWN, Stephen. Marketing pós-moderno: vale tudo! In: BAKER, M. J. (Org.) Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. pp. 13-23.

De MASI, Domenico. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FIRAT, Fuat A; SHERRY, Jr. John F.; VENKATESH, Alladi. Postmodernism, marketing and the consumer. International Journal of Research in Marketing, v 11, n. 4, p. 311-316, 1994.

2 comentários:

  1. Muito interessante sua observação, Francisco. É isso mesmo que acontece atualmente.

    Entretanto, ainda não sei o porquê (vou refletir um pouco mais), apesar de ser uma pessoa sabidamente ansiosa, não me encaixo em nenhuma das situações citadas por você.

    No avião, esse fenômeno me deixa perplexa, pois parece um "efeito manada". Como, apesar de ansiosa, eu gosto de conforto e tranquilidade, sou sempre uma das últimas a sair da aeronave. Também sempre fui uma das últimas a sair das salas de aula, local sagrado para mim e, por isso, agradável de estar. Sentar à mesa, só se for para comer com calma, sem pressa. Caso contrário, prefiro nem me sentar, nem comer. Não sei falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo em aplicativo nenhum, na internet ou fora dela, pois meu interlocutor merece minha atenção.

    Pensando bem, Francisco, desculpa-me a ousadia, eu diria que esses itens que você listou como "ansiedade", talvez não passem de "falta de educação". É uma reflexão.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliane!

    Obrigado por sua visita.

    Não há porque se desculpar: a ansiedade se expressa, também, como uma forma de falta de educação. É o caso, por exemplo, do contínuo hábito de zapear com o controle remoto em frente a TV qunado se tem companhia no momento em que se assiste a TV e, sobretudo, em arrancar com o carro ou a moto antes de o semáforo acender o sinal verde.

    Dito de outra forma, a ansiedade reflete e expressa impaciência e, por conseguinte, falta de educação.´

    Um abraço,

    Francisco Giovanni

    ResponderExcluir