sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Solitária e abandonada

Vermelha, e com design diferenciado, a cabine telefônica se tornou um dos símbolos da cidade de Londres. Talvez sua imagem seja tão representativa da cidade de Londres quanto a própria imagem do Big Ben. Nem mesmo todos os seus atributos, tais como, proporcionar abrigo e proteção contra o vento, a chuva e o frio, além de proporcionar isolamento acústico, foram suficientes para evitar que tivesse seu uso drasticamente reduzido, praticamente abandonado. Tudo isso, graças à telefonia celular. Todos, londrinos ou não, portam telefones celulares e ninguém se detém para falar ao telefone nas cabines. Elas estão lá, solitárias e abandonadas. No entanto, continuam a fazer parte da paisagem como um símbolo remanescente da Londres do século XX.

Obs.: na foto acima é possível observar uma cabine telefônica em uma das saídas do Hyde Park, na cidade de Londres, Inglaterra.

Esse post compõe uma série chamada “Nota de Viagem”. Trata-se de um conjunto de pequenas observações realizadas durante viagens.

2 comentários:

  1. Olá, Francisco. Solitária, sim. Abandonada, não. Fico até feliz de ver que a cabine do Hyde ParK está lá quietinha. Veja pelo lado bom... Sem pichações ou vandalismo; tampouco foi retirada pela empresa de telefonia, porque as cabines telefônicas se transformaram num verdadeiro ícone da cidade de Londres, e que você encontra em outros países, decorativamente, em pubs, cursos de inglês etc. Assim como os táxis que não mudaram o modelo, apesar de serem veículos novos. Eles tb são um ícone da cidade. Eu fico triste de ver que o meu país nem pensa na sua memória, o que significa que não está nem aí para a cultura. Quem sabe um dia?!

    Abraços,
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliane!

    Bom receber sua visita e bem ponderado o seu comentário. Provavelmente solitária, mas não abandonada. Enquanto símbolo ainda é bastante usada.

    Abraço,

    Francisco Giovanni

    ResponderExcluir