Talvez tenha passado despercebido para muitos, porém desde 23 de maio de 2010 que o principal jornal de circulação diária do país, a Folha de São Paulo, não tem mais um caderno com o título “economia”. Agora, o caderno que trata de economia, negócios e finanças, tem o título de “mercado”. Aparentemente sutil, a mudança do título reflete a ascensão da categoria de análise mercado na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que indica a complexidade das relações, eventos e fenômenos em torno de tal categoria, cujo uso como título de um caderno de jornal procura, a um só tempo, expor e sintetizar.
Referências Conexas
CARVALHO, Carmen. Segmentação do jornal, a história do suplemento como estratégia de mercado. In: V CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA (2007: São Paulo). Anais ... São Paulo: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007. (Versão Integral em CD-ROM do Evento)
FONSECA, Silvia C. P. de B.; CORREA, Maria L. 200 anos de imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010.
SANTOS, Gilmar J. dos; ROSSI, Carlos A. V. Market-oriented newspapers: possibilities to conciliate business performance parameters and the traditional values of journalism. In: XXIX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (2005: Brasília). Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. (Versão integral em CD-ROM do Evento)
É isso mesmo.
ResponderExcluirMuito bem pensado. Da mesma forma como um caderno chamado "Política" seria mais folheado se tivesse algum nome mais leve ou sutil...
ResponderExcluirAbs!
Olá!
ResponderExcluirParece-me que o caderno de Política passou a ter o nome de "Poder". Penso ser um nome bastante sugestivo para tratar de política e assuntos afins ...
Um abraço,
Francisco Giovanni