Algum tempo atrás Papai Noel parecia significar mais do que hoje em dia. Invenção comercial, fato é que, de forma admitida ou não, foi incorporado às tradições cristãs, particularmente católicas, de celebração do Natal. Nos dias atuais, junto com árvores de Natal, Papai Noel está em quase todos os lugares, e logo cedo, desde a segunda quinzena do mês de outubro. Até papel higiênico é possível encontrar com imagens impressas de Papai Noel.
Todas as organizações sociais, coletivas, por definição, precisam de símbolos. Em alguma medida, eles ajudam a compor e dar forma aos rituais. O que acontece atualmente, contudo, é uma espécie de assassinato de símbolos do Natal.
Entre outros exemplos, isso tem ocorrido, pelo menos em parte, em função da perda da ingenuidade cada vez mais cedo, do processo de transformar crianças em adultos e de se diminuir o espaço do que é lúdico em grupos de referência como família e escola. Por outro lado, ocorre especialmente devido à intensidade dos padrões de consumo e comercialização de produtos relacionados ao Natal e seus símbolos. O curioso é que tal fenômeno produz uma espécie de paradoxo: o consumo excessivo e antecipado de símbolos do Natal faz com que tais símbolos se esvaziem em seus significados e, por conseguinte, esvaziem o próprio Natal. Papai Noel é apenas a face mais visível deles.
Referências Conexas
BELK, Russel W. Materialism and the modern U.S. Christmas. In HIRSCHMAN, Elizabeth C. (Ed.). Interpretive Consumer Research. Provo: Association for Consumer Research, 1989. pp.75-104.
BENOIST, Luc. Signos, símbolos e mitos. Lisboa: Edições 70, 1999.
McKECHNIE, Sally; TYNAN, Caroline. Social meanings in Christmas consumption: an exploratory study of UK celebrants' consumption rituals. Journal of Consumer Behaviour, v. 5, n. 2, p. 130-144, 2006.
OLIVEIRA, Josiane S. de; VIEIRA, Francisco G. D. Com os pés na Igreja e as mãos nas compras: compreendendo a influência religiosa na constituição dos significados atribuídos ao consumo de presentes de Natal por jovens cristãos. In: IV ENCONTRO DE MARKETING (2010: Florianópolis). Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. (Versão integral em CD-ROM do Evento)
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