quinta-feira, 19 de junho de 2014

Colecionando figurinhas



O ato de colecionar objetos tem fascinado as pessoas ao longo dos séculos. A ideia do acúmulo e de ter a posse, bem como a ideia de ter o que é raro, de ter o que é diferente daquilo que os outros possuem, apresenta um sentido peculiar para muita pessoas.

Ao mesmo tempo que o ato de colecionar pode representar uma forma de interação entre pares em um dado universo particular, é também uma maneira de tornar alguém quase que único em meio aos outros. O colecionador é, nesse sentido, alguém especial que se distingue das demais pessoas por meio de algo que possui, mantem e exibe em circunstâncias cercadas por uma atmosfera de cerimônia.


Há quem colecione selos, cédulas, chaveiros, cartões-postais, copos, pratos, carros, livros, revistas, sandálias, bolsas, óculos, relógios, canetas e muitas outras coisas mais. Já em tempos de Copa do Mundo da FIFA, é curioso observar o grande número de pessoas que decidiram colecionar figurinhas de jogadores.

O Álbum de Figurinhas Panini da Copa do Mundo da FIFA é um dos fenômenos mais instigantes em torno da Copa do Mundo. Centenas de milhares de pessoas empreendem um esforço considerável para adquirir as figurinhas que possuem imagens de jogadores de futebol das seleções nacionais que participam da Copa. O álbum existe na versão física, comprado em bancas de revistas, e na versão virtual, que é encontrada no website da FIFA. Porém, é a versão física, material, que mais parece fascinar as pessoas.


Elas gastam tempo, dinheiro, acionam suas redes sociais e comparecem a inúmeros lugares de troca de figurinhas com o propósito único e especial de completarem o álbum da Copa com todas as figurinhas. Há um sentido implícito de fazerem história. A Copa é no Brasil e tais álbuns, no futuro, poderão efetivamente se tornarem raridades. Isso será mais verdadeiro para aqueles que completarem o álbum com as correções que foram feitas pela Panini ao substituir figurinhas de jogadores como Ribéry (França), Peralta (Honduras), Robinho (Brasil), Barega (Argentina) e outros, que tiveram suas imagens estampadas em figurinhas do álbum, mas que por um motivo ou outro não participam da Copa.

Referências Conexas

Belk, R. W. (1995). Collecting in a consumer society. New York: Routledge.

Chen, Y. (2009). Possession and access: consumer desires and value perceptions regarding contemporary art collection and exhibit visits. Journal of Consumer Research, 35(6), 925-940.

Pépece, O. M. C.; Prado, P. H. M. (2012). Sonhos de plástico: metas de consumo dos colecionadores de Melissa. Brazilian Business Review, 9(2), 48-71.

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