Quase todos querem ser únicos. Muitos querem ser diferentes. Uma das principais tarefas da administração de marketing é gerar ideias e criar conceitos de produtos que possam ser considerados especiais. Marcas, por uma questão de definição de identidade e associação de imagem, são trabalhadas e promovidas para serem particulares, fora do comum.
No processo de constituição de suas identidades, e sobretudo de explicitação de seus atributos, algumas marcas operam no sentido de terem um dia próprio. Isso se tornou possível por meio dos marketplaces. A propósito, é curioso observar o volume de possibilidades que marketplaces trouxeram para atividades de marketing e como se tornaram atores com grande capacidade de formatar mercados.
A rigor, a iniciativa relativa às marcas terem um dia próprio se assemelha a uma espécie de promoção de vendas. Em que pese o caráter promocional, trata-se de uma ocasião em que uma determinada marca fica sob holofotes e desperta a atenção dos chamados brand lovers. É uma tentativa de relacionar marcas a um dia específico do calendário.
Referências Conexas
Niada, A. C. M., & Baptista, P. P. (2013). Hierarquia de metas do consumidor para diferentes níveis de autoconexão com a marca: um estudo sobre a relação dos corredores de rua com a marca de seu tênis de corrida. RAM - Revista de Administração Mackenzie, 14(5), 140-176.
Roberts, K. (2005). Lovemarks - o futuro além das marcas. São Paulo: M. Books.
Scharf, E. R., Belz, E., & Silva, A. C. R. (2021). Significados do consumo na propaganda em datas comemorativas. Revista Organizações em Contexto, 17(33), 73-92.
Curioso como um esforço concentrado de vendas se torna um processo de tomada simbólica. Marcas, colonizando nossa vida desde 1931 (caso da invenção do Natal Coca Cola por Archie Lee)
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