domingo, 1 de setembro de 2013

Tamanho de viagem


 
A indústria de perfume criou um novo argumento para aumentar o consumo de seus produtos. Diante da situação pouco prática de se levar em viagens a embalagem de perfume usada no dia-a-dia, normalmente com capacidade de 50ml, a indústria lançou embalagens com capacidade de 15ml. O argumento usado é que essa é a medida certa para uma nécessaire e, portanto, a embalagem mais adequada para ser usada fora de casa.
 
A rigor, embalagens com menor capacidade de armazenamento de perfume existem há muitos anos. A diferença é que agora elas são claramente posicionadas como capazes de oferecer um novo atributo para consumo. E isso se torna ainda mais enfático quando quem usa o argumento é a Sephora, loja francesa, com filial no Brasil, considerada a maior loja de produtos de beleza do mundo.

Referências Conexas

Ampuero, O., & Vila, N. (2006). Consumer perceptions of product packaging. Journal of Consumer Marketing, 23(2), 100-112.
 
Krishna, A., Lwin, M. O., & Morrin, M. (2010). Product scent and memory. Journal of Consumer Research, 37(1), 57-67.

6 comentários:

  1. Posso estar falando bobagem, mas ainda não observo essa tendência em marcas populares de "perfumaria", como o Boticário, Água de cheiro, entre outras. Mas acredito que isso ainda não seja tão comum pois aumentaria o custo de produção (visto que os frascos desses produtos geralmente são mais caros que o conteúdo) e em consequência o preço precisaria ser elevado, o que não é vantajoso para as marcas mais populares. Abraço professor, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!

      Obrigado pela visita e pelo comentário que enrique ce o post. De fato, a divulgação da indústria, feita por meio da Sephora, foi relacionada às marcas mais caras de perfume, como é possível ver na imagem do post.

      Um abraço,

      Excluir
  2. Só pra acrescentar, o Boticário já trabalha com frascos de 10 ml.
    http://www.boticario.com.br/Lily-Essence-Roll-on-Eau-de-Parfum-10ml-13904/p
    E algumas vezes faz promoções com mini-frascos, que cabem na bolsa, são "fofos" e cabem no orçamento. Se o preço fosse calculado por litro ficaria óbvio o quanto fica mais caro.
    Ainda não comprei.... mas estou me coçando... o argumento do frasco pequeno funciona comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eloisa!

      Obrigado por passar por aqui e deixar sua contribuição. A Sephora também oferece algumas opções de 10ml. O que me chamou a atenção foi o argumento da viagem. Naturalmente, dá para imaginar o uso no cotidiano ao sair de casa, em atividades esportivas, na balada, etc. Não sabia que O Boticário também usava esse argumento. Mas como falei no post, as embalagens com menor capacidade de armazenamento não são novidades. O curioso é como a indústria procura justificar e persuadir o consumidor para o uso das mesmas. De repente muita gente pode passar a comprar duas embalagens: uma para casa e outra para deslocamento (viagens, trabalho, ginástica, etc.).

      Um abraço,

      Francisco Giovanni

      Excluir
  3. Caros,
    além da margem ser mais elevada e, portanto, mais interessante economicamente para o produtor, há a perspectiva de que os melhores perfumes vêm nos menores frascos. Uma espécie de reforço positivo ao produto e à marca.

    ResponderExcluir
  4. Salve, Felipe!

    De fato! É a noção, construída coletivamente, de que o que é bom não se tem em grande quantidade!

    Um abraço,

    Francisco Giovanni

    ResponderExcluir