domingo, 4 de março de 2012

Memória esquecida

Dizem que brasileiro esquece facilmente amanhã o que aconteceu hoje. Talvez por conta disso o Brasil seja considerado um país sem memória. Fato ou lenda urbana, uma forma de verificar essa condição pode se dar por meio da quantidade de museus existentes no país, bem como do comportamento que as pessoas têm quanto à iniciativa em visitá-los.

A propósito, quantas pessoas adultas você conhece que mencionaram ter visitado um museu nos últimos meses ou anos? Passeios em museus ficaram restritos às atividades das escolas com professoras do ensino fundamental e médio. O consumo em torno de museus no nosso país é algo quase que inexistente, seja por programas de visitação ou por aquisição de suvenir.

A sociedade moderna cultua o novo. A própria imprensa, ávida por audiência, produz e reproduz esse comportamento em suas páginas, portais e programas ao dar largo espaço para o efêmero como as tais celebridades ou os lugares da moda. É lamentável ver que museus como, por exemplo, o Museu do Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo, não sejam valorizados ou lembrados à altura da importância que possuem para a memória do país.

Obs.: a imagem acima, à esquerda, é do Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Referências Conexas

Fitchett, J. A. & Saren, M. (1998). Baudrillard in the museum: the value of dasein. Consumption, Markets & Culture, 2(3), p. 311-335.

Ieda Tucherman, I. & Cavalcanti, C. C. B. (2010). Museus: dispositivos de curiosidade. Comunicação, Mídia e Consumo, 7(2), p. 141-158.

2 comentários:

  1. Boa noite, Francisco. Não vou comentar a fundo o seu excelente post, pois posso ter uma síncope. A imprensa anda com tanta "culpa no cartório" que estamos presenciando "notícias" que duram uma semana na TV gerando uma algazarra por conta, por exemplo, de um diretor da Fiffa ter dito que o Brasil precisava levar um chute no traseiro. Isso é que é conteúdo para um telejornal em horário nobre!
    Ahhh, que falta faz a cultura verdadeira no país!

    ResponderExcluir
  2. Eliane, obrigado por sua visita e comentários. Nem me fale da imprensa (o quarto poder!!). Está devendo, e muito, ao Brasil. Criticam demasiadamente o Estado e o Governo brasileiros, mas "esquecem" o que as organizações privadas fazem todos os dias para o prejuízo da nação. Falam sempre dos corruptos dos governos, nunca dos corruptores das empreiteiras. Falam sempre dos políticos corruptos, nunca das empresas cujos interesses eles defendem. E assim vai ... estou com um post quase pronto sobre a hipocrisia da imprensa que diz fiscalizar a todos, mas que não é fiscalizada por praticamente ninguém. Quando eu publicar é bem capaz que alguém insano diga que estou defendendo a censura.

    ResponderExcluir