segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cultura, consumo e etnia

A Revista de Administração da UNIMEP traz em sua edição de maio/agosto desse ano o artigo “Representações das relações entre cultura, consumo e etnia: as representações culturais das mulheres negras no mercado consumidor brasileiro” (RAU, v.9, n.2, p. 108-130, 2011). De autoria de Josiane Silva de Oliveira, a construção do artigo envolve um contexto de gênero por meio de mulheres negras e usa um recorte empírico de dados oriundos da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. O artigo traz uma contribuição que transcende o enfoque vinculado a gênero e etnia, pois traz um olhar raro na produção acadêmica brasileira relacionada a consumo, o qual diz respeito à análise de processos de reprodução cultural e re-significação por meio de bens de consumo.

Esse post compõe uma série chamada “Olhar Acadêmico”. Trata-se de breves observações realizadas sobre trabalhos acadêmicos na forma de artigos, dissertações, teses ou livros relacionados direta ou indiretamente ao campo de cultura e consumo.

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