Boicote não é algo que faça parte da cultura brasileira. Se puxarmos pela memória, perceberemos o quão é difícil lembrarmos de um caso de boicote, bem sucedido ou não, do qual participamos pessoalmente ou que alguém que nos é conhecido participou. Simples assim: brasileiro não boicota. Fala mal, reclama, mas não boicota. Pelo menos, não de uma forma organizada, coletiva, que cause repercussão e traga algum resultado social e econômico.
Desde o início do ano passado tem circulado mensagens pela internet conclamando as pessoas a fazerem boicote à Petrobrás, interrompendo o consumo de combustíveis da rede de postos BR. O argumento é o de que os preços dos combustíveis irão baixar se os postos Petrobrás tiverem seu movimento de vendas significativamente reduzido. Como a rede BR é a maior do país em termos de distribuição de combustível, precisará baixar os seus preços para recuperar o mercado perdido em função de um boicote. A mensagem informa que na medida em que a Petrobrás diminuir os seus preços, outras companhias, como Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc., serão forçadas a fazerem o mesmo. Logo, os combustíveis terão os preços reduzidos em todo o país.
Bastante sutil, não? Quem inicialmente escreveu essa mensagem esqueceu pelo menos uma coisa: a falta de hábito do brasileiro em realizar boicotes. Por outro lado, quem recebeu essas mensagens precisa se perguntar a quem interessa promover um boicote (virtual) contra a Petrobrás. O preço do combustível será mesmo reduzido ou apenas aumentará a venda de combustível das companhias concorrentes da Petrobrás?
Referências Conexas
BARDA, Constantia; SARDIANOU, Eleni. Analysing consumers' ‘activism’ in response to rising prices. International Journal of Consumer Studies, v. 34, n. 2, p. 133-139, 2010.
BELL, Carolyn S. Consumer economic power. Journal of Consumer Affairs, v. 2, n. 2, p. 155-166, 1968.
IZBERK-BILGIN, Elif. An interdisciplinary review of resistance to consumption, some marketing interpretations, and future research suggestions. Consumption Markets & Culture, v. 13, n. 3, p. 299-323, 2010.
JUBAS, Kaela. Conceptual con/fusion in democratic societies: understandings and limitations of consumer-citizenship. Journal of Consumer Culture, v. 7, n. 2, p. 231-254, 2007.