segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bônus de boates

O consumo de entretenimento e lazer por meio de serviços prestados por boates tem uma característica bastante peculiar: o aproveitamento de bônus regularmente oferecidos como incentivo para se comparecer às chamadas baladas. Os bônus representam uma concessão das boates, mas nada, claro, é concedido apenas pelos belos olhos do freguês.

Muitos apelos são usados como artifícios para procurar garantir um bom número de frequentadores. Os principais concernem ao horário de chegada à boate, bem como à presença de mulheres que, em grupos, possam decidir prestigiar o local. Outro dia, vi um fly em que informavam os seguintes bônus: “chegou cedo ganha bebidas grátis: até 22:30 ganha 1 cerveja 600ml; grupo de 7 mulheres até 00:30h ganha 1 garrafa de Vodka; 50% off até 0:30h!”.

Segundo o IBGE, a participação na população brasileira do grupo entre 0 e 24 anos caiu de 46,3%, em 2004, para 41,6%, em 2009. É uma redução importante e que confirma o envelhecimento da população. As boates poderiam estar preocupadas com a redução desse grupo etário, posto que parte dele constitui importante mercado para a oferta dos seus serviços. Isso ajudaria a explicar, por exemplo, a agressividade na oferta de bônus. Mas, não parece ser esse o caso. O intuito principal da oferta dos bônus é garantir a presença do maior número possível de pessoas nas pistas de dança e nos bares das casas noturnas. A concepção é que gente atrai gente e que muita gente junta consome mais e gera receita.

Referências Conexas

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios – síntese de indicadores, 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

SÁ, Simone P. de. Notas sobre a indústria do entretenimento musical e identidade no Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2004.

UNGER, Lynette S.; KERNAN, Jerome B. On the meaning of leisure: an investigation of some determinants of the subjective experience. Journal of Consumer Research, v. 9, n. 4, p. 381-392, 1983.

2 comentários:

  1. "A concepção é que gente atrai gente"
    Este trecho me fez lembrar sobre o ditado popular: "Brasileiro gosta de um longa e demorada fila".
    Estes bonus são muito atrativos, confesso que já fui influenciado por eles. Geralmente estas promoções estão relacionadas com um horário pré estipulado pela boate, mas este horário nunca é cumprido. O fly pede para que as pessoas cheguem cedo ou diz que a promoção é válida até um determinado horário, porém, ao chegar no horário solicitado o resultado é sempre o mesmo: FILA. Muitas vezes, mesmo excedendo o horário, a promoção ainda é validada, porém há casos que a boate retarda a entrada dos consumidores e não validam a promoção, dando a sensação de que fomos enganados.
    O intuito das casas noturnas é formar filas nas entradas dos estabelecimentos o quanto antes, para as pessoas que ainda não se decidiram onde entrar, escolherem um local onde esteja bastante movimentado. Ao passar em frente a boate e ver aquela fila enorme, o indeciso ou aqueles que deixam pra última hora acabam sendo influenciados pela intensa movimentação na frente da casa.
    Claro que não é igual a uma fila de banco. Fila em frente às boates também servem para interação, ponto de encontro e conversas descontraídas. Contudo, como toda fila, também pode causar stress e constrangimento.

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  2. Prezado Vitor,

    Ótimos comentários. Eles sintetizam bem as ações e intenções das casas noturnas quando alimentam a formação de filas em frente as suas portas de entrada.

    Um abraço,

    Vieira

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