terça-feira, 20 de julho de 2010

A moda no corpo e o corpo na moda

O corpo deixou de ser somente o corpo há muitos e muitos anos. Nunca o corpo foi tanto uma forma de expressão e definição de identidade como nos últimos anos. O movimento em torno da aeróbica e das academias de ginástica que se popularizou no Brasil nos anos 1980 foi apenas o início daquilo que a realidade brasileira dos trópicos seria capaz de absorver, produzir e reproduzir culturalmente. O sentido de despojamento e de deixa estar do movimento hippie e da geração do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, preocupadas mais com os rumos da sociedade e da política, estão demasiadamente longe e seus sons praticamente não produzem mais nenhum eco nos dias atuais.

A linguagem estética atual inclui o corpo e as diferentes possibilidades de expressão por meio dele. Gravar imagens, redefinindo e reconstruindo uma estética corporal de forma quase que ilimitada a partir de uma escrita própria ou que repete uma definição anterior forjada em laboratórios e salas de designers da indústria da moda parece ser uma tendência crescente. Além das tatuagens, as novas e mais recentes possibilidades de gravação de imagens no corpo incluem o bronzeamento por meio de formas vazadas em biquínis ou maiôs. O próximo verão promete.

Referências Conexas

ARAUJO, Leusa. Tatuagem, piercing, e outras mensagens do corpo. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

MIGUELES, Carmen. Antropologia do consumo: casos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

SANDERS, Clinton R.; VAIL, D. Angus. Customizing the body: the art and culture of tattoing. Philadelphia: Temple University Press, 2008.

2 comentários:

  1. Caro Giovanni,

    excelentes comentários a respeito de comos "lidamos" com o corpo atualmente. A experiência cultural incorporada, "embodiment", nos mostra como por meio do corpo podemos revelar aspectos da cultura que estamos imersos. Assim, esse fênomeno da estética que relatastes pode demonstrar como estamos mais afetos as aparências, a fluídez ... já que "tudo" pode ser mudado e adequado... inclusive o nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Anônimo(a),

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Francisco Giovanni

      Excluir