terça-feira, 25 de junho de 2019

Before printing



O mercado editorial acadêmico e científico movimenta milhões e milhões de dólares. Há uma tendência para a concentração do mercado em torno de algumas poucas editoras. A disputa entre elas é acirrada e cada uma tenta superar a outra na valorização dos periódicos que publicam, seja em termos de prestígio acadêmico ou seja no que se refere ao preço das assinaturas individuais e, sobretudo, institucionais que cobram pelo acesso aos títulos que publicam. Prestígio acadêmico e preço de assinatura, aliás, são duas coisas que caminham juntas nesse caso. Uma das formas que usam para tanto é o processo de criação e lançamento de novos produtos, formatos e concepções editoriais. Um exemplo claro disso consiste na divulgação em plataformas digitais de artigos que acabaram de ser aprovados editorialmente para publicação. A ideia é que a divulgação antecipada promova maior influência sobre pesquisas em andamento, recebam citações e, por conseguinte, aumentem o fator de impacto do periódico. Cada editora dá um título diferente a esses produtos, que ao final significam exatamente a mesma coisa. Os títulos que consegui identificar estão listados abaixo. 

# advanced articles
# ahead of print
# early view
# just been published
# online first
# online now

Não há a menor dúvida. A indústria editorial sabe como formatar mercado.

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