sexta-feira, 20 de junho de 2014

Imagem de marca para consumo



Nessa época de Copa do Mundo da FIFA inúmeros atletas e ex-atletas emprestam suas imagens para a promoção de diversas marcas. Acredita-se que o êxito deles como atletas empresta credibilidade suficiente não só para a divulgação da marca, mas especialmente para gerar um comportamento favorável à aquisição dessas marcas. Em alguns casos, contudo, há exageros que ultrapassam o bom senso, ainda que não necessariamente bom senso seja algo que brote das promoções de marcas. 

Um dos casos que despertou atenção corresponde à entrevista que Pelé concedeu a um dos diversos programas veiculados pela ESPN Brasil a respeito da Copa. Nessa entrevista, além de ter um painel de fundo com a exposição da marca Head & Shoulders, shampoo anticaspa da Procter & Gamble, Pelé usou uma camiseta T-shirt com a marca do shampoo por cima da camisa social que estava usando com gravata. 

É possível pensar que se tratou de uma medida preventiva contra emissoras que evitassem mostrar o painel/cenário de fundo. Assim, elas não teriam como fugir por completo da imagem da marca ao transmitirem a imagem do Pelé durante entrevistas.

Entrevista para consumo. Imagens para consumo. Exageros para consumo. Coisas evocadas pela Copa do Mundo da FIFA.

Referências Conexas

Scharf, E. R.; Silva, H. O. (2014). Estilos de comunicação de marcas globais em diferentes contextos culturais: um estudo sobre a marca McDonald's. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 12(1), 29-55.

Vieira, V. A.; Appio, J. (2010). O impacto da conexidade no comportamento do consumidor em relação aos programas de televisão. Revista de Administração Contemporânea, 14(4), 703-721.

2 comentários:

  1. Um dos pontos que trata o texto é Imagens para consumo. Li recentemente que a FIFA não vai multar o nosso zagueiro David Luiz pelo fato de que na hora dele trocar a camisa com um colega do outro time, deixou parecer uma faixa da cueca Calvin Klein. Fato interessante, assumindo que diversos atletlas limpam o suor com a camiseta e novamente mostram o elástico da cueca de uma grife x ou y. (em outro jogo foi da Hugo Boss). Valter (UEM)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter,
      Obrigado pela visita!
      De fato, a TV de vez em quando mostra esse tipo de imagem. O duro é saber até que ponto é espontâneo e até que ponto é proposital a exposição dessas marcas.

      Excluir